A presente pesquisa intenciona analisar a apropriação do conceito de latinidade pela Itália fascista e seus simpatizantes, tendo como suporte o jornal catarinense O Estado entre as décadas de 1920 e 1930. A escolha do jornal se dá como maneira de perceber o impacto dos ideais fascistas na cultura política estadual e de entender a política internacional italiana frente à América Latina através da análise de ocorrências que exaltam ou repudiam o regime de Benito Mussolini. Dentre as ocorrências do jornal que serão analisadas, este estudo traz destaque à travessia do cruzeiro Regia Nave Italia, que passa pela América Latina entre fevereiro e outubro de 1924 na intenção de estreitar relações comerciais e difundir o fascismo por meio de uma mostra itinerante que expôs produções artísticas, literárias e industriais italianas. Como mostra a pesquisadora Laura Cecchini, a tal latinità que o Estado italiano se preocupa em construir tinha a intenção de colocar a nação fascista como parteira de uma grande esfera latina e, nesta justificativa histórica, o subcontinente latino-americano seria então a tábula rasa à espera da colonização cultural italiana. A partir da noção de “estruturas de sociabilidade” de Jean-François Sirinelli, pode-se entender o dito navio como um lugar de sociabilidade próprio, formativo de redes que fragilizam fronteiras entre intelectuais (assim considerados pela sua capacidade de intervenção ideológica em assuntos públicos) do fascismo italiano como Giovanni Giurati, Gabriele D’Annunzio e Giulio Aristide Sartorio e das elites políticas brasileiras que fossem de simpatia ao projeto de Mussolini – todos contribuintes diretos ou indiretos da circulação de ideias que contaminaram as águas do extremo-ocidente.
Referências
BRANDALISE, Carla. Fascismo italiano na América Latina: entre romanità e latinità. *Anos 90*, Porto Alegre, v. 23, n. 43, p. 199-233, 30 nov. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CECCHINI, Laura Moure. The Nave Italia and the Politics of Latinità: art, commerce, and cultural colonization in the early days of fascism. *Italian Studies*, [S.L.], v. 71, n. 4, p. 447-476, 12 set. 2016. Informa UK Limited.
SIRINELLI, Jean-François. Os Intelectuais. In: RÉMOND, René (org.). *Por uma história política*. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. 472 p. Tradução de Dora Rocha.