A MEPETH (Mostra de Ensino Pesquisa e Extensão do PET História) é uma proposta do PET História para você, estudante do curso de graduação em História da UFSC. Veja como foi o evento e aproveite para ler os trabalhos apresentados de pesquisa, ensino e extensão.

Edital II MEPETH

Para acessar todas as informações do evento, confira o edital da II MEPETH, clicando no link.

Edital II MEPETH.pdf 

Cronograma II MEPETH

  • 04/10 a 24/10 – Período de Submissão de Trabalhos
  • 15/11 – Divulgação dos trabalhos aprovados
  • 15/11 a 26/11 – Período para reenvio dos trabalhos aprovados com correções
  • 15/11 a 26/11 – Período de envio dos vídeos de apresentação
  • 29/11 a 03/12 – Período de inscrição para ouvintes
  • 06/12 a 10/12 – Semana da II MEPETH

Comissões

A realização do MEPETH só é possível com a colaboração de estudantes e professores que trabalham na organização do evento. Clique nos nomes de cada um para saber mais sobre cada membro.

Comissão Científica

Doutoranda e mestra em História, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) com intercâmbio à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) em 2017/2018. Integra o Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6459296210284871

Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC com TCC sobre clandestinidade e gênero durante as ditaduras do Brasil e do Chile. Atualmente mestranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFSC. Bolsista pela CAPES. Desenvolve pesquisa sobre História da Historiografia Catarinense a partir do projeto da Enciclopédia de Santa Catarina proposta pelo intelectual Almirante Carlos da Silveira Carneira durante as décadas de 1950 a 1970.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0507980383090974

Doutorando na área de História Global pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC na linha de pesquisa Migrações, Espacialidades e Globalidades. Vinculado ao Laboratório de Estudos de História da África (LEHAf) e Integrante do Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista Técnico no projeto de pesquisa José Lutzenberger: Um mediador entre o ambientalismo brasileiro e global (Déc. 1980-1990), aprovado no Edital Universal CNPq 01/2016. Mestre na área de História e Regiões pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná UNICENTRO. Graduado no curso de Licenciatura em História na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO. Bolsista de Iniciação Científica junto ao Laboratório de História Ambiental e Gênero – LHAG da mesma instituição.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2550960556333370

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Foi bolsista de iniciação científica e é membro do Núcleo de Estudos de História e Cinema (NEHCINE). Atualmente, em seu projeto de mestrado, pesquisa o cinema épico/religioso hollywoodiano e suas relações políticas, culturais e sociais com a guerra fria, especialmente o período entre as décadas de 1950 e 1960. Está igualmente interessado em estudos relacionados a intelectualidade e grupos conservadores da mesma época. Têm experiência na área de História, com ênfase nos seguintes temas: história do cinema, Segunda Guerra Mundial e história dos Estados Unidos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9146174385739290

Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República com pesquisa sobre a presença da Ação Integralista Brasileira (AIB) em Florianópolis. Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina onde iniciou pesquisa sobre o periódico integralista “Flamma Verde”, editado em Florianópolis entre 1936 a 1938. Mestrado em Educação (linha História e Historiografia da Educação) pelo PPGE/UDESC com pesquisa sobre aspectos educacionais envolvendo a Ação Integralista Brasileira a partir do periódico “Flamma Verde” e o partido integralista em Florianópolis. Atualmente é doutorando pelo PPGH/UFSC com pesquisa sobre Campo Intelectual e produção periódica de Florianópolis no período dos anos 1930 e bolsista do CNPq.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7247042018955666

Tenho Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (2014), Mestrado em História pela Universidade Federal de Pelotas (2018) onde desenvolvi minha dissertação intitulada “Lazer e sociabilidade da elite pelotense:os diários de Clarice Tavares Xavier”. Atualmente estou no Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina onde pretendo desenvolver uma tese com a metodologia da “História das emoções” nos egodocumentos de uma romancista norte-americana chamada Sylvia Plath.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0127068165637499

Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019) e mestranda pela mesma instituição. Integrante do Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura. Atualmente desenvolve pesquisas na área de História do Brasil Colonial.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5065515832891082

Comissão Organizadora

Estudante da nona fase do curso de graduação em História na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) em História desde novembro de 2018.

Estudante da sétima fase do curso de graduação em História na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) em História desde julho de 2021.

Estudante da sétima fase do curso de graduação em História na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) em História desde maio de 2021.

Estudante da oitava fase do curso de graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-História) desde abril de 2019.

Professor Adjunto no Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina e Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) em História.